Casa Vivendas do Atlântico

Área do terreno: 455 m ²
Área construída: 720 m²
Ano: 2021
Balneário Camboriú, SC, Brasil

Com o desafio de construir a casa em um terreno com desnível de 9 metros, ela foi projetada em 3 módulos no nível do solo e 2 módulos superiores que se encaixam e se conectam por meio de escadas e passarelas.

 

O primeiro volume abriga a garagem, com espaço para 4 carros. O segundo volume, acessado por uma escadaria escultural, serve como o espaço social íntimo, com cozinha, salas de estar, cinema e um quarto de hóspedes. O terceiro volume, acessado por uma escada descendente, constitui o centro social da casa, compreendendo uma varanda gourmet, banheiros, uma área de serviço e quartos de hóspedes. Este espaço se conecta às áreas de lareira, deck e piscina semiolímpica.

 

Os volumes superiores consistem em duas partes: o primeiro sendo os quartos das crianças, todos voltados para o nascer do sol e a fachada frontal, e o segundo sendo a suíte master, com um layout semelhante e uma banheira de hidromassagem em um terraço-jardim.

 

Os volumes são dinâmicos, e não seguem o mesmo alinhamento dos volumes inferiores, criando o jogo de composição de forma a se encaixarem no terreno e superarem a topografia de maneira leve. Os clientes solicitaram uma casa inteiramente em concreto, conferindo robustez aos volumes, mas como são coroados com lajes finas, dão a impressão de que repousam uns sobre os outros, criando um efeito de movimento e leveza do conjunto.